sábado, 2 de março de 2013

Traços das argamassas


Ao longo desta semana de trabalho foram preparadas inúmeras argamassas sempre com a supervisão e sapiência de técnicos experimentados que nos foram fazendo companhia ao longo destes dias.  O Prof. Rui Simões foi apontando no seu caderno os traços das diversas argamassas preparadas compilando uma serie de informação muito útil que deixamos aqui registada.

Reboco de Barro (Joachim Reinecke - embarro)
  • Salpisco
1,5 parte de areia de rio n/ lavada

1 parte de areia de rio lavada

1 parte de argila

25% de água

  • Emboço
1 parte de areia de rio grossa lavada

1 parte de areia de rio fina lavada

1 parte de argila

20% água

10% palha

  • Reboco
1 parte de areia de rio grossa lavada

2 parte de areia de rio fina lavada

1 parte de argila

20% de água

10% palha

Reboco de Cal (prof. José Lima Ferreira - ISMAT)
  • Emboço
4 parte de areia de rio grossa lavada

1 parte de cal hidraulica

20% água

  • Reboco p/ assentamento de azulejo
1 parte de areia de rio grossa lavada

2 parte de areia de rio fina lavada

1 parte de cal

20% de água


1 comentário:

  1. mais uma vez "obrigado" para ter convidado-me participar em este evento. É tão importante ter esses iniciativas si queremos avançar desenvolver uma boa prática de bio-construção.
    Nos -EMBARRO- assistimos e executamos actualmente um projecto importante de revestimentos com barro local perto de Girona/Barcelona onde fizemos -em colaboração com o Prof. Dr. Ing. Christof Ziegert, Berlin- ensaios profundas sobre as propriedades de argamassas feito por nos a base de barro local.
    Especialmente relativamente a resistência de revestimento exterior (400m2 reboco de barro, requerido por o cliente) ao mal tempo (primeira coisa que fizemos, foram analisas de clima local) , utilizando vários aditivos (entre outros óleo de linhaça e cal) foram analisados varias misturas cuidadosamente.
    Resultado: óleo de linhaça não é uma solução considerável para aumentar a resistência a chuva (também Prof. Gernot Minke, Construção em Terra). Só com a adição de cal (cal aérea, 20%) se consegue um aumento de resistência considerável.
    Quem está interessado em ler estes 40 paginas de analises completa que fizemos para essa obra pode mandar-me um correio, info@embarro.com.
    Boa continuação!!!! Joachim

    ResponderEliminar